sexta-feira, 22 de julho de 2011

Funcionários protestam contra demissão em massa

Alean Rodrigues /Feira de Santana
Cerca de dois mil funcionários da construtora R. Carvalho fecharam o trânsito, em dois pontos da cidade de Feira de Santana, durante toda esta quinta-feira, 21. O motivo do protesto foi o anúncio da demissão em massa dos 5,2 mil funcionários.
Logo no início, os trabalhadores fecharam o acesso ao viaduto da Av. Getúlio Vargas em frente ao escritório da empresa. “Queremos uma posição sobre os nossos salários, somos pais e mães de família e queremos pagar nossos compromissos e não temos nenhuma posição da empresa que está nos fazendo de cachorro”, gritavam.
O clima ficou tenso quando vigilantes da empresa solicitaram aos funcionários que entregassem suas carteiras de trabalho, o que levou policiais militares a interceder. A presença de representante do sindicato para falar sobre a reunião com o Ministério Público do Trabalho na quarta, 20, causou mais revolta ainda.
Em virtude do bloqueio da via, os motoristas realizaram manobras irregulares pelo viaduto. Depois, os trabalhadores seguiram em passeata até a prefeitura, onde queimaram fardamentos e ameaçaram invadir as obras. O trânsito também foi interditado nas Avenidas Senhor dos Passos.
O secretário de Habitação Gilberto Rui Rocha e o chefe de gabinete Milton Brito receberam uma comissão de seis funcionários para ouvir as reivindicações, que segundo eles serão levadas para uma reunião com a Caixa Econômica Federal e à empresa.
Demissão - A decisão de demitir os 5.200 funcionários foi apresentada na tarde de quarta, em uma reunião com os representantes da empresa R. Carvalho, do Sindicato e da Federação da Construção Civil no Ministério Público do Trabalho.
Uma nova reunião está agendada para acontecer no próximo dia 27, em que serão determinados os dias para pagamentos da rescisões.
A R. Carvalho parou as obras em Feira de Santana desde o último dia 8, alegando problemas financeiros. Mais de dez mil imóveis estão inacabados, incluindo empreendimentos do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida.