segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Baixio de Irecê

Resultado de imagem para baixio de irece 2014
O Projeto Baixio de Irecê com área irrigável estimada de 59.375 ha, compreende estudos e projetos, aquisição de terras, infraestrutura básica de uso comum e medidas de proteção ambiental. Inclui ainda administração fundiária, organização de produtores, apoio em administração, operação, manutenção, assistência técnica e capacitação de técnicos e agricultores na fase de operação inicial.
O acesso à área do projeto dá-se principalmente através da Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se então à malha viária nacional.
Localizado na região do vale no médio São Francisco, entre os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique o Baixio de Irecê tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da região semiárida através da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental, incorporando 59.375 ha ao processo produtivo, elevando a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos
PROJETO

O Projeto corresponde a uma área total irrigável de 58.659 hectares divididos em lotes para produtores, com construção em nove etapas, na região do sub-médio São Francisco.
O custo para a implantação do projeto é de 1300 milhões de reais.
Com estes recursos disponíveis, estará concluída toda a Primeira Etapa (4.723,10 hectares) quando serão disponibilizados 117 lotes agrícolas para os pequenos, médios e grandes produtores.

PRINCIPAIS CULTURAS

Frutas: Abacaxi, banana, coco, goiaba, limão, mamão, melancia, melão, maracujá tangerina e uva;
Legumes e Verduras: Abóbora,cebola, pimentão e tomate;
Grãos: Café, feijão e milho.

PÓLO AGRO ENERGÉTICO
Será montado um pólo agro energético com produção de oleaginosas tais como: Cana-de-Açúcar, Pinhão Manso, Dendê; Soja, Girassol e Mamona.

USO DAS TERRAS
Uso da Área (ha)
Área Irrigável 4.723,10
Áreas Inaptas para Irrigação 1.792,70
Áreas para Infraestrutura 333,30
Área de Reserva Legal 3.345,20
Sistemas de irrigação preconizados: Aspersão Convencional e Localizada, Sulcos de infiltração, gotejamento e microaspersão


OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO

O Projeto prevê sistema de produção baseado:
Ovinocaprinocultura associado as outras atividades complementares tais como:
Apicultura; Fruticultura; Avicultura.

BENEFÍCIOS

Geração de 180 mil empregos diretos e indiretos com a conclusão do projeto que ainda está em fase de construção.Quando concluído beneficiarão 240 mil pessoas, conforme estimativas do Ministério da Integração Nacional.

GERAÇÃO DE EMPREGO DIRETO

Agricultura: 24.375 empregos;
Produção Agrícola: 3.321 empregos nas atividades de apoio;
Produção Perímetro: 382 empregos nas atividades de apoio;
Centro de Serviços: 6.709 empregos.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Instalação de viveiro de mudas para produção de 10.000 unidades de espécies nativas da caatinga: Aroeira; Angico; Ipê; Catingueira; Umburana de Cheiro.
Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, visando a recuperação dos locais utilizados para retirada de material mineral para construção do Canal Principal.
Palestra com os trabalhadores sobre Preservação da Flora e Fauna Local e conscientização Ambiental.


Estágio atual:

A etapa 1, com cerca de 4.723 ha, está com as obras civis concluídas. As adutoras e estações de bombeamento de pressurização encontram-se em fase de montagem. Esta etapa destina-se a pequenos e médios produtores.
O canal CP-0 está concluído até o km 13. Do km 13 ao km 27, as obras estão em fase de conclusão, e do km 27 ao km 42, as obras estão em implantação. Este canal é responsável pelo abastecimento das etapas 1 e 2 que estão em implantação.
A etapa 2 com área estimada de 5.288 ha será abastecida pelo canal CP-0 no trecho em fase de conclusão. Essa etapa será destinada a lotes empresariais e está com as adutoras em fase de aquisição e montagem.
A Estação de Bombeamento Principal teve sua primeira fase de implantação das obras civis concluídas, assim como a montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos. A segunda fase de implantação ainda deverá ser objeto de estudos a serem executados.
A etapa 3, com aproximadamente 4.843 ha, deverá ser a próxima etapa a ser implantada
.