quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

2012 tem 11 dias e sete agências bancárias roubadas no interior da BA

Se o governador Jaques Wagner pensa em fazer alguma reforma deve começar pela secretaria da Segurança Pública. Mesmo com o Pacto pela Vida e, lançado hoje, o Viver Sem Drogas, a pasta tem amargado os primeiros dias deste ano novo. A primeira semana de 2012 foi sangrenta, marcada por mortes de inocentes e policiais. A segunda semana começa com uma modalidade já conhecida dos baianos: o roubo a agências bancárias.

Castro Alves, Água Fria, Santanápolis e Canudos viveram momentos de terror. Esta última principalmente. Cerca de 20 homens fortemente armados assustaram a população disparando 90 tiros contra a delegacia. Os policiais foram encurralados e as únicas duas viaturas da PM foram abatidas.

A ousadia dos bandidos e o espaço para a insegurança foram tanto que o centro da cidade foi fechado pelos criminosos, que detonaram uma bomba de dinamite na agência do Banco do Brasil da cidade. Segundo a polícia, apesar da agência ter ficado destruída com o impacto da explosão, a quadrilha não teria conseguido roubar nada durante o assalto. Os bandidos ainda dispararam vários tiros pela cidade durante meia hora, mas ninguém ficou ferido.

Nos 11 primeiros dias de janeiro sete agências bancárias já foram assaltadas. Em 2011 foram 137 assaltos, 28 com explosivos. Na avaliação do titular da Segurança no Estado,o secretário Maurício Barbosa, a modalidade de roubo a banco no interior do estado é uma realidade mas a SSP trabalha para resolver. Enquanto isso, os números crescem