quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Araguaia e a caixa de foguetes sem os foguetes

Nós seres humanos adotamos padrões de comportamento que nos foram impostos ou aprendidos e que nos dão uma confortável convivência em sociedade. Até a pouco tempo um gay era visto com uma aberração e hoje até jogador de futebol, área predominantemente machista, anda dando “selinho” em outro homem. Houve até um coroa casado e pai de três filhos, que apareceu na TV travestido de mulher dizendo que tinha assumido sua verdadeira personalidade. A esposa e filhos assistiram aquele papel ridículo, para dizer o mínimo, muito constrangidos.

Mas tudo isso é considerado como coisa normal hoje em dia. O que não é normal é usar uma caixa de foguetes como cesta de pães. Explico. O Campeonato de Futebol do Araguaia teve início no domingo dia 18 de agosto. Antes, como é de praxe, foi oferecido um café da manhã para os participantes e para o pessoal ligado ao esporte. Devo dizer que o último café da manhã oferecido no ano passado no qual Laurinho comandava o Araguaia, foi composto de vários sucos, chocolate quente, bolos de maracujá, chocolate e limão, avoador, bolachas, refrigerantes, café, presunto, queijo, enfim foi uma fartura. Esse ano o evento foi bem pobrezinho: três tipos de pães e sem queijo e presunto; dois tipos de bolos de farinha de trigo sem cobertura e pão de queijo frio; chocolate de caixinha e quase frio e o suco era de maracujá do mato e mais alguns refrigerantes. Diante desse cardápio fraquinho a turma não deu muita bola para os comestíveis e então, vendo que ia sobrar muito pão e bolo procurei dar um reforço no meu café da noite (era domingo e a empregada não trabalha nesse dia) levando alguns para casa. É bom que se diga que isso é prática corriqueira em outras festas quando algumas mulheres enchem suas bolsas com os salgadinhos e doces e ninguém fala nada. E depoisl sou ou não sou o presidente da Associação Carente dos Bocas Vazias?

O fato é que procurei um saco plástico e não encontrei, nem outro recipiente para acomodar as mercadorias. Os únicos que haviam ali eram as caixas de foguetes já vazias. Nem pensei duas vezes; enchi uma e tratei de guardar num local para pegar depois. Meus amigos, nem lhes conto! Foi a maior resenha. Não se falou de outra coisa durante a semana. Nem o selinho do Emerson Sheik, jogador do Corinthians, num companheiro mereceu tanta atenção. Os resenheiros das rádios locais tiraram o maior barato com minha cara. Até o prefeito foi informado do ocorrido enquanto desfilava pelas ruas em direção ao Araguaia. E quando chego lá o que encontro? Duas bandejas cheias com os pães. Ninguém deu trela. Muitos pensaram que foram os pães que eu peguei e que deviam estar com gosto de pólvora, daí a rejeição. A salvação foi umas crianças que apareceram por lá vendendo picolé que aceitaram nosso convite a deram fim nos pães. O negócio da turma era carne com farinha.

Todos nós amantes das manhãs de domingo no Araguaia ficamos muito satisfeitos tal a quantidade de gente que apareceu na abertura do campeonato; o estádio ficou lotado. Também apareceram uns ferozes bocas vazias para mim desconhecidos e já estou tomando as providências para cadastrar todo mundo. Beliscada no tira gosto de Jarionei só com o aval da Associação se não os filiados vão começar a chiar. Precisamos acabar com essa folga. Vereador apareceu e de monte mas ninguém se arriscou a chegar perto da barraca com medo do assédio dos bocas vazias e outras bocas não tão vazias. Ah, sim, Zé Ribeiro apareceu por lá mas todo mundo já o conhece e sabe que daquele mato não sai coelho. Pela Frango tentou tomar uma gelada escondido ao lado da barraca mas não teve jeito, a turma logo o identificou e ele teve de deixar algumas cachaças pagas.

E para fechar com chave de ouro essa crônica, devo dizer que já conseguimos um patrocínio permanente da vereadora Rose Araújo que através de seu esposo Magal nos comunicou que vai colaborar com o tira gosto oferecido na barraca do Jarionei. Inclusive Magal já nos informou que vai fazer reportagens ao vivo no Araguaia para a Brilhante FM a exemplo do que fez no Raimundão. De modo que agora teremos um canal direto para nossas reivindicações. Reivindicações referentes à barraca do Jarionei, bem entendido.