A Prefeitura de Irecê deu um importante passo para o funcionamento do Abatedouro Público Regional. Após a construção do espaço físico e da aquisição dos equipamentos foi iniciada a discussão para a gestão. No dia 21 de junho foi aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei N. 48/2011 , autorizando o Poder Executivo a firmar Contrato de Concessão de Direito Real de Uso de Bem Público, considerado de Uso Especial. Em outras palavras, a Prefeitura de Irecê está autorizada, através de uma concorrência licitatória, a firmar contrato para que a iniciativa privada ou entidade ligada ao segmento possa assumir a gestão.
Para o prefeito Zé das Virgens o funcionamento do abatedouro representará o resgate de um importante elemento da economia regional, que é o fortalecimento da agropecuária familiar, já que o mercado local compra carne oriunda de outras regiões, e a com a conclusão da obra, esta realidade será revertida.
Investimentos - Os recursos para a compra dos equipamentos estão orçados em mais de 480 mil reais e toda a obra em mais de 1,5 milhões. A capacidade para o abate será de 100 animais por dia, com toda capacidade de armazenamento em câmaras frias; o que segundo o técnico Edício Silva, responsável pela elaboração do projeto, atenderá às necessidades iniciais do mercado regional