O Correio do Sertão de 30 de dezembro de 1965 estampou a seguinte mensagem do deputado estadual Edvaldo Valois em referência aos cem anos de Morro do Chapéu.
Moção do Deputado Edvaldo Valois.
Publicado no Diário Oficial do Estado de 30 de novembro de 1965.
“Sr. Presidente. Srs. Deputados
Amanhã o município de Morro do Chapéu estará completando cem anos de sua existência. Ao encaminhar a votação desta Moção de nossa autoria a qual expressa o júblico desta Casa, na qualidade de seu representante desejo congratular-me com o seu generoso povo pela passagem do seu primeiro centenário.
Falar sobre Morro do Chapéu é admirar suas belezas naturais; é gozar do seu agradabilíssimo clima europeu; é lembrar e homenagear o saudoso Francisco Dias Coelho, que, em vida, tanto fez em favor daquela terra e cujo exemplo deve ser seguido pela nova geração. Dias Coelho ultrapassou as fronteiras nacionais e seu falecimento, em 1919, foi sentido nesta Capital, chegando o comércio local a cerrar as suas portas em sinal de pesar, fato este que, por si só, nos oferece medida para aquilatar o valor do imortal morrense Dias Coelho. Falar ainda de Morro do Chapéu, é referir-se a respeito do nosso “Correio do Sertão”, jornal quinzenal que há 48 anos circula naquela Terra, caso inédito na imprensa do interior, tendo sido seu fundador Honório Pereira e hoje é dirigido brilhantemente pelo seu filho Adalberto Pereira, e mais ainda quando se sabe que este jornal é composto a mão e impresso manualmente.
Ao concluir as minhas considerações sobre o centenário de Morro do Chapéu, solicito a V. Excia. Sr. Presidente, que seja considerado e lido o artigo do jornalista morrense Joel Paraguassu, o qual foi publicado no velho e querido “Correio do Sertão” sob o título “O GALO CANTOU”.
O referido artigo “O Galo Cantou” foi lido na Assembléia e publicado no “Diário Oficial”.
A Moção do deputado Edvaldo Valois foi assinada pelos seguintes deputados:
Edvaldo Valois, Adão Souza, Clodoaldo Costa, Accioly Vieira, Clodoaldo Campos, José Cândido, Nelson Ribeiro, Paulo Fernandes, Antonio Cruz, Bião de Cerqueira, Joel Muniz, Osvaldo Bruno, Áureo Filho, Vespasiano Dias, Medeiros Neto, Hamilton Cohim, Durval Barbosa, Athayde Magalhães, Walter Brandão, José Alcântara, José Medrado, Henrique Cardoso Juarez de Souza, Ney Fereira, Batista Neves, Menandro Menahim, Mendes Neto, Wilton Valença, Humberto Guedes, Osvaldo Teixeira e Clécio Correira.