sexta-feira, 15 de julho de 2011

A despedida política do prefeito Vicente Grassi

Aos amigos

    Neste momento de conversas desencontradas, sem cunho de verdade, ocasião propícia para os intrigantes pastarem em assuntos vários, cumpre-me declarar aos amigos e habitantes deste município, que nunca fui político partidário e como tal convidou-me o Cel. Antonio de Souza Benta, para Intendente Municipal, conforme meu manifesto distribuído nesta cidade por ocasião das eleições municipais em novembro de 1925 e publicado na imprensa da Capital.
     Assim, alheio ao movimento político local, confiado no prestígio incontestável do Cel. Benta, tomei a peito a árdua tarefa exclusiva de administrar o Município, o que tenho executado, embora sacrificando extraordinariamente os meus interesses particulares, razão porque, por três vezes conferenciei com o Cel. Benta, expondo-lhe os motivos que me forçavam a desistir do cargo, e, pela terceira vez, aquele valoroso chefe me fez compreender a necessidade da continuação dos meus serviços, sem que, ela também não continuaria na chefia política do Município.
     Para evitar um tal descalabro para o Morro do Chapéu, continuei no exercício de meu cargo, e, agora, em vista das últimas declarações do Cel. Benta, não continuando na chefia do Município, e ainda em face dos últimos acontecimentos políticos do país, aguardo sereno a decisão do atual Governo da Bahia para entregar a Prefeitura a quem de direito e com as formalidades legais, para mais uma vez, demonstrar aos espíritos malévolos e baratos, que a minha atuação neste rico e próspero Município, foi sempre pelo bem coletivo, sem paixões partidárias nem pessoais.
     Diante o exposto qualquer que seja o meu sucessor, governando o Município, sem paixões políticas, encontrará nesta população ordeira e laboriosa, o sustentáculo de seu progresso.
     Voltarei a minha vida de trabalho, convicto que na minha gestão na Prefeitura Municipal, não fica um ato, um gesto que me desabone e, aqui ou em qualquer lugar onde me achar, terei o máximo prazer em prestar as declarações que me forem solicitadas.
     Morro do Chapéu, 12 de Novembro de 1930.
     Vicente Grassi