quarta-feira, 18 de maio de 2011

A finalidade deste blog

Vivemos hoje uma era revolucionária, como nunca houve antes na história da humanidade. As redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, MSN possibilitam a comunicação instantânea com qualquer um em qualquer parte do mundo. A palavra está franqueada ao ser humano, sem distinção de etnia ou classe social. Basta ter acesso a internet para que a comunicação se estabeleça. O que os meios de comunicação escondem, as redes sociais se encarregam de mostrar. Por isso nos países onde vigora as ditaduras, como no Oriente Médio, China, Cuba e Coréia do Norte, há funcionários do governo encarregados de vigiar as redes sociais. Tudo o que ameace a vigência da ditadura é censurado. Até o Google é intensamente vigiado, eliminando-se o que é considerado subversivo. A mídia ocidental em quase sua totalidade, atribui às redes sociais as revoltas que explodem nos países do Oriente Médio.
Deve-se às redes sociais o prazer que o ser humano tem em fuxicar. E fuxico é o que mais tem nas pequenas cidades. Todos sabem da vida de todos, não há privacidade. Se você está falando algo a um amigo em absoluto segredo, pode ter certeza que esse “segredo” vai cair em domínio público. Falou mal de alguém? Não se preocupe que essa pessoa vai acabar sabendo. Como isso aconteceu? É o que todos se perguntam. Se você quiser viver tranqüilo tem de se isolar. E o isolamento não faz bem ao ser humano porque somos um povo gregário. Mas com o advento das redes sociais, todos podem viver em seu isolamento comunicando-se com todo mundo.
Fui locutor de rádio, professor, historiador e jornalista. Mas nenhuma dessas atividades pude exercer em Morro do Chapéu. Uma cortina de silêncio se abateu sobre mim. Se eu quiser escrever alguma coisa tenho de recorrer aos órgãos de comunicação de Irecê. Mas agora uma luz se abriu no fim do túnel; a possibilidade de montar um blog e falar, como estou fazendo agora. Ainda sou um principiante nesta área, por isso o blog vai mudando de cara a medida que vou aprendendo a colocar novas ferramentas. Agora, em vez de bater boca nos botecos da vida, vou colocando minhas mensagens, as notícias, os casos divertidos sem ninguém para ficar me azucrinando o pé do ouvido.
Não me atenho somente a assuntos locais e regionais . A corrupção corre solta como nunca aconteceu na história deste país e isso precisa ser mostrado. Nada ficará de fora, nem Lula o inimputável. A história de Morro do Chapéu que jamais foi contada, também será mostrada, como estou fazendo hoje (veja post). Também os injustiçados serão defendidos. Até o prefeito, alvo preferencial daqueles que usam os blogs para insultar e fazer cobranças, muitas de cunho meramente político.
Enfim, é um blog feito para tirar as pessoas de sua zona de conforto. Isso se a verdade não for do interesse dessas pessoas.